por EClara » Sáb Ago 30, 2014 08:26
Jerusalém é uma cidade importante para trs religies: O Cristianismo, o Judaísmo e o Islamismo.
importante para os cristo pois lá Jesus teria passado a maior parte de sua vida para aos 33 anos ser morto numa cruz.
importante para os judeus pois lá os ancestrais deles, os hebreus, edificaram na Antiguidade uma esplndida capital dum pequeno reino, com monumentos como o lendário Templo de Salomo - hoje em ruínas.
importante para os islmicos pois lá diz-se que Maomé viveu seus últimos dias antes de ser levado para o paraíso por um anjo.
Os judeus detiveram a cidade na Antiguidade, ou seja, até que o Império Romano dominasse a regio e os submetesse violentamente. No entanto, esses judeus, na época conhecidos como hebreu, se revoltavam insistentemente, visto que lutaram durante milnios por aquela Cana, ou Terra Prometida, e agora deviam concede-la a uma potncia invasora. Assim, em 70 d.c., uma grande invaso militar dos romanos conseguiu expulsá-los de lá naquilo que ficou sendo chamado de Diáspora, e desse modo por longo tempo os judeus estiveram espalhados pelo mundo. Para sobreviverem necessitaram de ser predominantemente comerciantes, e como se sabe tal profisso por vezes é mantida mediante trapaas, o que gerou um mundial e injusto preconceito contra eles (tendo como maior expresso o nazismo).
Os cristos durante toda a Idade Média quiseram conquistar Jerusalém por meio das Cruzadas mas fracassaram e atualmente se contentam, sem maiores problemas, a irem visitar o local como turistas.
Os árabes islmicos, depois da saída tanto dos judeus quanto dos romanos, se instalaram na regio e lá fundaram as bases para uma cultura local, a palestina.
De repente, em 1948, a ONU atende aos desejos sionistas do Reino Unido e cria o estado de Israel, obrigado os mulcumanos a sair do território que por milnios habitaram. óbvio que guerras surgiriam.
Creio que o melhor a se fazer é a criao de um estado judaico num local de importncia para o povo atualmente em Israel, mas o mais longe possível de lá. Os islmicos so aqueles que merecem deter Jerusalém. E os judeus, assim como os cristos, se contentariam em visitar o local como turistas, possivelmente pagando com dinheiro útil ao desenvolvimento local de um moderno estado, como os Emirados Árabes Unidos. O problema é convencer os hoje fanáticos judeus a saírem de lá. Eles apresentam Forcas Armadas extremamente sofisticadas e desde crianas os habitantes so educados a combater impiedosamente os palestinos. A doutrinao beira ao fascismo. Espero que a China se torne em maior potncia econmica mundial e se coloque contra os EUA. Nem que precisemos passar por uma rápida Terceira Guerra Mundial, acredito que somente assim os EUA pararo de apoiar os judeus e estes sero obrigados a sair de lá. Mas a saírem agrados, pois se houver humilhao algum sentimento de vingana surgirá e tudo em poucas décadas virá por água a baixo.
Outra opo, esta muito menos radical, é dividir a cidade em 3 zonas. Uma, a crist, pertenceria ONU e proporcionaria um local de observao para a mesma, e as outras duas seriam concedidas Cisjordania e Israel. O problema, mais uma vez, é convencer os judeus.
Ou ento bastaria soltar uma bomba atmica e destruir a cidade para acabar de uma vez por todas com o conflito...