por CNoemi » Ter Out 02, 2012 07:42
Primeiro, o oficial de justia que tem uma ordem judicial vai efetivamente cumpri-la, é inusitado um oficial ficar ligando para avisar. Desconfie desse tipo de caso, pois ou se trata de picaretagem de quem no é oficial ou se trata de oficial picareta que pode querer cobrar propina ou vantagem indevida para no executar a ordem.
No sendo o caso, se voc tiver penhorado algum bem seu, voc pode opor nesse processo uma pea chamada "embargos de terceiro", que visa alegar que voc no é parte no processo e no tem relao com a dívida reconhecida judicialmente. Pode também alegar que no é sócio da empresa, evitando que seus bens sejam leiloados.
Isso geralmente acontece porque a Justia do Trabalho tem uma sanha de pagar aos trabalhadores, e vo atrás dos sócios quando a empresa no tem dinheiro. Há juízes mais comedidos com esse tipo de procedimento, justamente para no acontecer um caso desses, mais a maioria é kamikaze/talib/skinhead, e penhora mesmo, deixando para a parte o nus de se virar para contratar advogado e embargar a execuo.
Procure um advogado para tratar do caso. Se seus bens ainda no foram penhorados, ele pode verificar a convenincia (a depender do juiz) de ingressar no feito e explicar a situao, pedindo para sustar a ordem de penhora. Se seus bens forem penhorados, procure o advogado para embargar a execuo pelos embargos de terceiro. No perca tempo, pois há um prazo para isso: 5 dias.