Pergunta aberta: DUVIDA EM CARGA HORARIA TRABALHADA 12X36?

Mensagempor yuwiq » Ter Abr 26, 2011 09:26

ola sou funcionaria publica municipal de sp minha carga horaria de trabalho no meu contrato é de H40 ou seja 40 horas semanais ,mas trabalho em sistema de planto de 12X36 sem folga , gostaria de saber se tenho direito em folga sendo que minha carga horaria ultrapassa as 160 horas mensal que rege o contrato ,desde ja agradeo ajuda obrigada!!
yuwiq

Status: Offline

Mensagempor ANetuno » Ter Abr 26, 2011 02:17

Amiga:
Uma semana tem 7 dias de 24 horas. Isto dá 168 horas semanais. Ou seja, sua carga horária é de 40 horas a cada 168 horas, ou seja 40/168, o que dá 0,238 a cada dia.

Numa escala 12X36, voc trabalha 0,3 a cada dia. Está errado. Voc está trabalhando mais do que deveria, uma média de aproximadamente 52,3 horas se no tiver folga semanal.

Se tiver uma folga de 24 horas a cada sete dias, voc trabalhará uma média de 36 horas semanais, o que é menos do que as 40 horas de teu contrato.

Num ms comercial, de trinta dias, voc deveria trabalhar 171,5 horas, aproximadamente.

Como voc trabalha 10 dias de 24 horas a cada 30 dias, voc trabalha 240 horas mensais, bem mais que as 171,5 horas mensais, que já calculamos.

Concluindo, voc deve trabalhar uma média de 14 a 15 PLANTES DE 12 HORAS POR MS, para EQUIVALER a seu CONTRATO de 40 HORAS SEMANAIS.

Uma folga a cada 8 DIAS ( e no a cada 7 dias ) resolveria o problema. Mas eu sei que é difícil de fazer uma escala assim, se no tiver folguistas, para trabalhar nas folgas dos plantonistas.

Assim como está voc tem direito a 78 horas extras por ms de 30 dias. Se voc aceitar trabalhar assim, e eles pagarem as horas extras, tudo bem, e a história termina aqui. Se eles aceitarem te dar uma FG, também resolve o problema.

Agora, se eles no quiserem pagar horas extras nem te dar uma FG, aí é um problema para o seu sindicato de funcionários, se ele no for pelego e puxa-saco do prefeito.

Aí, será caso de entrar na Justia do Trabalho visando a manuteno, em liminar, do teu contrato original de trabalho de 40 horas semanais.

Boa sorte. Disponiblizo o meu e-mail para maiores esclarecimentos. Espero ter ajudado.
ANetuno

Mensagempor NGisela » Ter Abr 26, 2011 02:36

pelo q sei no sistema 12x36 tem que ter uma folga na semana.
NGisela

Voltar para Pais