Duvida sobre RG e CPF?

Duvida sobre RG e CPF?

Mensagempor GIsabel » Ter Jan 03, 2012 12:26

Ola...estou com uma dúvida
Meu 1 RG eu tirei na cidade de SP, na época eu tinha 12 anos
Mas agora moro em Curitiba, e preciso tirar um novo, pois já estou com 27 anos
Minha duvida é a seguinte: tirando um novo RG eu preciso tirar tb um novo CPF ?
ou os 2 RGS ficam vinculado ao mesmo CPF ?

Desde já agradeo
bjs
GIsabel

Status: Offline

Duvida sobre RG e CPF?

Mensagempor sheav » Qua Jan 04, 2012 11:54

Até sair mesmo do papel o RIC, o RG é um documento "estadual" embora tenha validade nacional. O CPF é um documento "nacional", único. Sem problemas. No há essa vinculao. As identidades também no tem prazo. A minha civil tem mais de 30 anos. Só no a uso quando tem que haver uma identificao pela foto, pois na época era adolescente. Mas ela é válida. Tenho outra do CREA e outra o Poder Judiciário que uso, por exemplo, para embarcar em avio. No tirei outra civil porque estou aguardando o RIC. E no há "vínculo" com CPF.
sheav

Duvida sobre RG e CPF?

Mensagempor IEulalia » Qui Jan 05, 2012 05:47

Tirou RG com 12 anos, deveria ter tirado o outro com 22 pois caduca com 10 anos. Mas tudo bem, antes tarde do que nunca......
E o CPF continua o mesmo.....
IEulalia

Duvida sobre RG e CPF?

Mensagempor valexandre » Qui Jan 05, 2012 07:16

A expedio de documentos de identidade baseada em registros gerais é de competncia estadual, por isso voc pode tirar outro RG normalmente em qualquer Estado da Federao e no Distrito Federal. Curioso que voc pode tirar RGs até mesmo de forma cumulativa, de modo a ter 27 RGs diferentes, um de cada ente federativo. por isso que todo número de identidade vem sempre acompanhado do órgo e do estado emitente. O seu número de registro em So Paulo continuará nos arquivos do órgo de identificao, voc só terá um outro número no Paraná.

Quanto ao CPF, ele no é vinculado ao documento de identidade, exatamente pelo fato de voc poder ter mais de um RG no Brasil. O CPF é expedido por nome e o documento de identidade serve apenas para que a Receita Federal no atribua o número duas vezes a uma pessoa ou a pessoas diferentes, ou para evitar fraude na expedio de CPF para pessoa que no existe.

Se no houver alterao de nome, seu CPF nunca precisará ser modificado. justamente por esta unicidade e continuidade do CPF que ele é um número to pedido em transaes comerciais e bancárias, mais até do que o RG.
valexandre

Duvida sobre RG e CPF?

Mensagempor FDores » Qui Jan 05, 2012 07:14

vc pode tirar outra identidade no paraná. vai precisar de certido de nascimento ou de casamento.

O cpf é único e nunca muda
FDores

Duvida sobre RG e CPF?

Mensagempor geyuj » Sex Jan 06, 2012 02:18

o cpf é unico
geyuj

Voltar para Pais