Em relao ao Nafta, me ajude?

Mensagempor diolanda » Sáb Out 22, 2011 05:08

Qual a origem do nome desse bloco econmico?
Data de criao?
Porque foi construído?
Os países que pertence os blocos na parte humana: industrializao, urbanizao, populao, economia, política, cultura, imigrao.
Parte física: relevo, clima, hidrografia, solos, geologia.
Obrigada, mesmo!
diolanda

Status: Offline

Mensagempor lobevoyena » Sáb Out 22, 2011 09:54

NAFTA

Introduo

O NAFTA (North American Free Trade Agreement ou Tratado Norte-Americano de Livre Comércio) é um bloco econmico formado por Estados Unidos, Canadá e México. Foi ratificado em 1993, entrando em funcionamento no dia 1 de janeiro de 1994.

Objetivos do NAFTA

- Garantir aos países participantes uma situao de livre comércio, derrubando as barreiras alfandegárias, facilitando o comércio de mercadorias entre os países membros;
- Reduzir os custos comerciais entre os países membros;
- Ajustar a economia dos países membros, para ganhar competitividade no cenário de globalizao econmica;
- Aumentar as exportaes de mercadorias e servios entre os países membros;

Funcionamento do NAFTA (vantagens para os países membros)

- Empresas dos Estados Unidos e Canadá conseguem reduzir os custos de produo, ao instalarem filiais no México, aproveitando a mo-de-obra barata;
- O México ganha com a gerao de empregos em seu território;
- O México exporta petróleo para os Estados Unidos, aumento a quantidade desta importante fonte de energia na maior economia do mundo;
- A produo industrial mexicana, assim como as exportaes, tem aumentado significativamente na última década.
- A gerao de empregos no México pode ser favorável aos Estados Unidos, no sentido em que pode diminuir a entrada de imigrantes ilegais mexicanos em território norte-americano;
- Negociando em bloco, todos países membros podem ganhar vantagens com relao aos acordos comerciais com outros blocos econmicos.

Dados econmicos do NAFTA

- Populao: 418 milhes de habitantes
- PIB (Produto Interno Bruto): 10,3 trilhes de dólares
- Renda per Capita (em US$): 25.341
(fonte: Banco Mundial)

Curiosidade:

- O Chile está em fase de estruturao para fazer parte do NAFTA. As relaes comerciais entre este país e o bloco econmico esto aumentando a cada ano. Breve, o Chile poderá ser um membro efetivo do NAFTA.

TEM VARIAS INFORMAES AKI TBM NO WIKIPEDIA S CLICAR:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tratado_Norte-Americano_de_Livre_Com%C3%A9rcio

ESPERO TER AJUDADO!
lobevoyena

Status: Online

Voltar para Pais