RIO - No mesmo domingo em que o corpo de Jandira Magdalena dos Santos Cruz, vítima de , foi enterrado na Zona do Rio, de 100 pessoas pediram, na Zona , a legalizao da prática. A manifestao também lembrou a data, já que 28 de setembro é o dia -americano e Caribenho pela Legalizao do .
A ao foi idealizada pela Isabella Medeiros, de 18 anos, que criou evento Facebook nesta semana. Em poucos dias, ativistas em outras partes do Brasil a procuraram para marcarem manifestaes conjuntas. Neste domingo, houve protestos também em So Paulo, e Porto .
- No início, quando decidi o ato, eu me senti sozinha. as pessoas comearam a entrar em contato comigo, por telefone e Facebook. Fiquei e com o - Isabela.
Em Madrid, na Espanha, ativistas também foram s ruas para a desistncia do de Mariano Raray de as leis de .
Já em Copacabona, os manifestantes pediram para que a prática do seja legalizada e oferecida nico de Saúde, a de que novas mortes a da Jandira ocorram. Atualmente, o permite o em de estupro, de para gestantes e fetos comprovadamente anencéfalos. Esse último foi em abril de 2012.
- Queremos um público, e . Hoje uma rica vai a uma clínica e consegue pagando , as pobres tm que a outros métodos, e muitas acabam morrendo, a Jandira - diz Isabella.
Apesar de quase duas pessoas terem presena no evento que convocava a manifestao Facebook, poucas dezenas compareceram o início do ato. No 6, o comeou confeccionando cartazes e pinturas próprio corpo, o "Meu tero é ". Por das 15h, os manifestantes iniciaram a no Leme, arregimentando simpatizantes que caminhavam pela .
A maioria dos participantes era de jovens do sexo feminino, os poucos homens presentes no fizeram por menos. Com a inscrio " também aborta" pintada no , o Caio Felipe Araújo, de 17 anos, explica que o público também deve ser do de :
- O tem que auxí e a companheira, a deciso de tem que vir da , que é a que mais sofre - afirmou Caio.
Os manifestantes ressaltaram, porém, que a da legalizao do no pretende nem a importncia de métodos contraceptivos. Uma das participantes da , a professora de Economia da UFRJ, Lena Lavinas, lembra que os recursos disponíveis no so suficientes hoje para a involuntária.
- que métodos contraceptivos so suficientes para é uma viso equivocada. O acontece, mesmo com toda a precauo. Por isso estamos para a saúde da que queira ao . dezembro de 2012, quando o foi no Uruguai, nenhuma morreu em decorrncia da prática.
PASTORA ABORTA 7 VEZES E SE ARREPENDE
Uma das pessoas que transitava pela de Copacabana no domingo e se deparou com a manifestao foi Jussara Santos Cardoso, pastora da pentecostal do Concerto. Vestida com uma túnica que representa Moisés, Jussara caminhava pregando suas crenas até que parou para dos cartazes pró-. Ela ficou alguns segundos em silncio, meditou e retomou sua peregrinao pela Avenida Atlntica.
Em entrevista ao , ela disse já sete vezes quando "era do ", hoje se arrepende.
- Já abortei , eu era do . Hoje eu vejo que é um , esto matando um . Só quem deve a última a de alguém é Deus.