WASHINGTON O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse neste domingo que o país deve para a de ebola antes que ela se torne uma ameaa segurana americana. Embora considere pouco provável que a doena chegue aos EUA no prazo, Obama alertou que podem consequncias graves se seu país quanto outros no ajudarem no ao surto que assola o da África e já matou de 2,1 pessoas, enviando para a regio equipamentos, profissionais de saúde e outros suprimentos, em que á a participao dos miltares americanos.
- Se no fizermos esforo , e a doena se no só pela África para outras partes do , há a de o vírus sofrer mutaes e se mais , e isto pode ser um sério para os EUA comentou em entrevista ao programa de TV Meet the Press, na manh deste domingo pela rede americana NBC. - Precisaremos os ativos militares americanos para, por exemplo, montar unidades de e outros equipamentos lá (no da África) e para segurana aos profisionais de saúde que vo de todo . E mesmo que faamos isso, ainda vai levar meses até que problema seja controlado na África.
Na última sexta-feira, a Organizao Mundial da Saúde (OMS) estimou que seriam necessários pelo menos US$ 600 milhões para combater epidemia. O oramento inclui suprimentos a verbas para novos remédios contra o vírus, entre elas o Zmapp, produzido por uma empresa da Califórnia e já usado com sucesso em dois pacientes americanos.