RIO - Quem sofre de enxaqueca e gosta de vinho deve alguns cuidados. A bebida feita a da uva Tannat, originária do da Frana, também é produzida hoje em países da América Latina, inclusive o Brasil. Fica de 20 meses em barris de antes de ser distribuído e tem concentrao de taninos, compostos do de radicais flavonoides fenólicos, aqueles que conhecidamente trazem benefícios para o corao. No da enxaqueca, porém, a substncia só agrava o problema. Por isso mesmo, é o de vinho que mais as temidas dores de cabea.
Veja Também
- Mais americanos consomem maconha por causa da diminuio da percepo de riscos saúde
- Mamografia 3D é a mais eficiente para diagnosticar cncer de mama, indica pesquisa
- Sexo casual é bom para a saúde quando no é feito por vingana, diz estudo
- Campanha contra tabaco do governo americano choca fumantes e no-fumantes
- Holandeses criam cigarro eletrnico de maconha
A faz de um na Headache, publicao da Americana de Enxaqueca, uma das principais do . O faz uma reviso de outras pesquisas e analisa conhecidos tipos de vinhos tintos produzidos na América Latina para um ranking dos que mais provocam as dores. O Tannat, , ficou em primeiro , com uma de enxaqueca de 51,7%. Isso quer que mais da metade dos voluntários da sofreram crises horas de esse de vinho. aparecem Malbec (48,2%), Cabernet Sauvignon e Merlot (empatados com 30%).
Diferena também notada por regio
Para a de que os taninos esto associados enxaqueca, a , num segundo , resolveu dois vinhos do mesmo , sendo um deles produzido na América do e o outro na Frana.
Todos dizem que o Cabernet francs é um vinho com mais concentrao de taninos do que os da América do , que tem uma maturao mais rápida explicou o neurologista Abouch Krymchantowski, da . E realmente foi o que se mostrou na prática: a de enxaqueca do vinho francs foi de 60,9%, enquanto que a do -americano, de 39,1%.
O também comprova, afirma o , que no é o vinho que deflagra uma crise de enxaqueca, costuma-se . Para alguns, a conjuno de estímulos pode ser o gatilho para as dores, , por exemplo, vinho e pré-menstrual (outro fator por início s crises). Ou, por outro lado, pessoas extremamente sensíveis podem sofrer enxaqueca de vinho.
Há séculos, o vinho, o , é por ser um de dores de cabea, dentre elas a enxaqueca. o neurologista Maurice Vincent, no deste problema, traz um :
O vinho é um desencadeante de crises em pessoas susceptíveis. , indivíduos que no possuem a doena no se tornaro doentes por tomarem vinho.
Isso porque a de cabea é um dos sintomas da doena conhecida por enxaqueca, e essa, , afeta mais de 10% da populao mundial, segundo a Organizao Mundial da Saúde (OMS).
Vincent ainda questiona se os flavonoides seriam de os responsáveis:
Eles so comuns em vários , e nem por isto desencadeiam enxaqueca com a mesma frequncia. Em , quanto mais colorida é a fruta, mais flavonoides ela contém Vicent. Por outro lado, no podemos subestimar o efeito do álcool em si. Outras bebidas alcoólicas que no possuem flavonoides desencadeiam crises em muitos pacientes, sugerindo que no sejam os flavonoides, um de elementos que incluem o álcool coadministrado a outros fatores.
O foi no de Avaliao e da de Cabea do Rio de Janeiro. Na primeira , participaram 40 pacientes com enxaqueca, sendo 28 mulheres e 12 homens, entre 32 e 53 anos, todos também considerados consumidores regulares da bebida. Destes, 88% declararam tido crise de enxaqueca em menos uma ocasio; 33% em todas as vezes que consumiram vinho; e 12% no apresentaram relao entre as crises e o consumo de vinho. No segundo , em que comparou-se vinhos franceses com -americanos, foram 28 pacientes, sendo 14 mulheres e 14 homens, entre 25 e 67 anos.