RIO - A Justia francesa decidiu nesta semana o de uma famí a assistncia médica para um que permanece em vegetativo há mais seis anos. Embora a deciso tenha vindo da mais do país, o de , o acórdo ainda pode ser revertido pela Europeia de Direitos Humanos, que tem poderes de determinaes de justias nacionais dos países da Europa.
Veja Também
O paciente, Vincent Lambert, de 39 anos, ficou tetraplégico após um acidente de moto. ento, sua famí ficou dividida se ele deve ser . A esposa Lambert insistiu durante o que ele tinha expressado o em várias ocasies de no em um " de dependncia", se acontecesse com ele. No entanto, seus pais, uma irm e um -irmo foram contra o desligamento dos aparelhos, e decidiram para a Europeia.
O é sem precedentes na Frana, onde a eutanásia é , embora os médicos possam o graas a uma de 2005 que diz que a no deve ser prolongada "artificialmente" por de " desnecessário ou desproporcional". E a tendncia na Frana é a liberalizao cada vez maior da . O próprio presidente Franois Hollande manifestou a inteno de tentar a legislao no próximo ano para a "asistncia médica para com a própria com ".
Quando os médicos que tratam de Lambert chegaram concluso de que a alimentao e hidratao através de tubos deveria , sua esposa alguns de seus irmos e irms concordaram. No entanto, seus pais, uma irm e um -irmo foram contra. A polmica foi ento aos tribunais.
Com a de trs neurocientistas, o do no de , Remi Keller, concluiu que no haveria esperana de recuperao, e que ou hidratao no teriam efeito . A ento acabou seguindo o de Keller.