Página 1 de 1

Genoma da mosca tsé-tsé ajudará no comb

MensagemEnviado: Sáb Abr 26, 2014 12:21
por ELeonor
Genoma da mosca tsé-tsé á no doena do sono

YORK - de um esforo de anos, um de cientistas coordenado por um da Universidade de Yale, nos EUA, conseguiu, , decodificar os genes da mosca tsé-tsé principal transmissora da doena do sono na África.

Com , eles esperam novas formas de ou os insetos, cuja transmite a doena parasitária que, a raiva, leva as vítimas a antes que elas entrem em coma e morram. As moscas também transmitem uma doena que enfraquece e o e que torna grandes regies da África inóspitas para a criao de animais.

Existem hoje menos de casos confirmados de doena do sono por ano - conhecida formalmente tripanossomíase africana - a costuma na de epidemias. Até 1998, o número de casos estimados era de 300 . O é e , e, sem terapia, a doena é .

Sequenciar o genoma da Glossina morsitans, uma das diversas espécies da mosca tsé-tsé, levou uma década, parcialmente por de sua biologia altamente incomum, também por da política global de saúde.

as doenas transmitidas por mosquitos infectam mais americanos - e algumas das doenas tm potencial de bioterrorismo -, as verbas federais em vo para o genoma desses insetos, e no das moscas, afirma Serap Aksoy, responsável sequenciamento da tsé-tsé no laboratório da de Saúde Pública de Yale.

- A doena do sono é uma doena negligenciada, uma doena africana - afirma a pesquisadora. - Por isso no recebemos as verbas.

O sequenciamento da G. morsitans, uma espécie encontrada na savana africana, foi por US$ 10 milhes - a maior da Organizao Mundial de Saúde (OMS), o Wellcome Trust, a Fundao Ambrose Monell. Além disso, cientistas dos Estados Unidos, Inglaterra, Frana, Japo e vários países africanos trabalharam de graa no projeto.

Serap Aksoy acrescentou, no entanto, que o é um e , que a técnica se tornou mais rápida e mais barata, o Instituto de Saúde dos EUA vai o sequenciamento genético de outras cinco espécies de Glossínia.

A mosca foi um para os cientistas.

- A biologia da tsé-tsé é doida - afirmou Leslie B. Voshall, uma neurobióloga especializada em insetos da Universidade de Rockefeller. - Para se uma , é um inseto que amamenta seus filhotes.

Enquanto a maioria das moscas bota centenas de ovos em frutas podres ou carcaas de animais mortos, a tsé-tsé dá uma única larva que pesa quase ela. de seu útero há uma glndula mamária, que oferece proteínas parecidas s presentes no leite , transmite hormnios e torna o ferro digestível.

Enquanto outros insetos podem até 500 ovos de uma só vez, a tsé-tsé deixa menos de descendentes ao de toda a sua . Tamanha parcimnia também dificultou o dos pesquisadores.

Todo o de sequenciamento - que envolveu 140 cientistas - foi com 15 indivíduos.

Os pesquisadores identificaram diversos pontos do genoma que, acreditam, podero ser usados para a criao de inseticidas e repelentes mais eficazes.

Um gene, por exemplo, controla a produo de leite. Quando ele é "", a larva morre de . Se químico conseguir o mesmo, as moscas morreriam. Contato que seja para os mamíferos, o poderia ser usado no , por exemplo. Um outro gene identificado permite que a mosca conserve água nos dias mais quentes. alterao neste poderia ser .