ÁFRICA - O surto de febre hemorrágica associada ao vírus do Ebola que ameaa a África Ocidental e já custou a de 96 pessoas (87 na Guiné, sete na Libéria e duas na Leoa) adquiriu uma dimenso após o de Mali , nesta -feira, o de trs casos suspeitos no país, informa o El Pais. Com a atualizao, passam a ser quatro o total de países oficialmente atingidos pela . Os temores so cada vez de que a doena possa estar se espalhando do continente.
Também assustou as autoridades o de que, pela primeira vez, uma das mortes na Libéria no apresentou relao com a do surto, na Guiné. O rápido de casos neste último país, onde janeiro 137 pessoas já foram afetadas, está fazendo com que medidas drásticas sejam tomadas até mesmo fora da África.
Um exemplo foi o que aconteceu nesta manh, em um voo da Air France da Guiné que foi por duas horas no aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, a falsa suspeita de que um de seus passageiros poderia estar . As informaes so do El . Em emitido na última semana, Organizao Mundial de Saúde (OMS) no havia ou viagens ao país.
No francs, a tripulao pensou que um dos passageiros poderia estar de o de um dos banheiros da . Eles alertaram o servio médico do aeroporto, que submeteu todos a um médico e descobriu que a suspeita era infundada.
No avio - que seguiu de Conakry a Paris com em Nouakchott, na Mauritnia - viajavam 11 tripulantes e 187 passageiros. Todos foram submetidos a um controle de temperatura. A desembarcou s 03h28 desta sexta-feira - no horário - e ficou duas horas em quarentena.
O vírus Ebola, que surgiu em 1976 no Zaire (hoje República Democrática do Congo) e no Sudo, é contato direto com sangue e fluidos corporais e tecidos de humanos e animais infectados.