Álcool eleva chance de cncer de pele em 20%
MILO - Durante o vero, é grupos de pessoas bebendo cerveja na . A deste ano acrescentou o vinho ao , e a bebida virou um dos coadjuvantes do pr do Sol nas areias cariocas. O que parece - quando de água - pode levar ao melanoma, cncer de mais . um copo de cerveja ou uma taa de vinho por dia é suficiente para o da incidncia da doena em 20%, alerta europeu.
A , feita Instituto Karolinska, na Suécia, a Universidade de Monza, na Itá, e o Instituto de Farmacológica de Milo, também na Itá, sugere que, além de intensificar queimaduras, o álcool aumenta a da , gerando moléculas que danificam as células e provocam cncer.
Nós sabemos que, na presena de radiao ultravioleta, o consumo de álcool pode a do corpo de uma resposta imune , escreveu Eva Negri, uma das autoras do , na British Journal of Dematology.
Quando o consumo de bebida alcoólica ultrapassa quatro copos por dia, o de incidncia de melanoma para 55%. Os pesquisadores acreditam que o acetaldeído, um dos produtos metabólicos do etanol, pode um fotossensibilizador. A mais vulnerável gera moléculas chamadas de espécies reativas ao oxignio, que danificam as células de uma que pode levar ao melanoma.
teve objetivo quantificar o do de de melanoma com a ingesto de álcool, e esperamos que, com , as pessoas possam se melhor do Sol, afirmou Eva.
Os pesquisadores também alertaram que pode o e com que as pessoas passem mais ao Sol ou esqueam de protetor solar.
Fator de mundial
Embora no seja o cncer epitelial mais no Brasil - representa penas 4% dos tipos de de , segundo o Instituto do Cncer (Inca) -, o melanoma é o mais por de metástase. Em 2010, 1.507 brasileiros morreram em decorrncia da doena, sendo 842 homens e 665 mulheres.
O é mais um a a ligao das bebidas alcoólicas com a incidncia de tumores. De com a Organizao Mundial de Saúde (OMS), de 3,6% de todos os cnceres no - 5,2% em homens e 1,7% em mulheres - so atribuíveis ao consumo de álcool.
- Nós temos que para o de que o consumo de álcool é para a saúde de quase todas as maneiras imagináveis - disse Emily Robinson, vice-presidente da Alcohol Concern, instituio inglesa que pessoas com problemas relacionados com o álcool, ao Telegraph. - Esta acrescenta mais um problema de saúde aos mais de 60 que já sabíamos ligao com a bebida, e é mais uma de que a nossa relao com o álcool precisa .