PAMPLONA - A mediterrnea é de uma ampla o impacto da alimentao na de dos espanhóis com de problemas cariovasculares 2003. Predimed, o revelou que, por ser rica em de , esse de nutrio reduz em mais da metade o de problemas circulatórios nas extremidades, o que os médicos chamam de doena arterial periférica (DAP).
A foi publicada no Journal of the American Medical Association (Jama). De com Martínez-González, os resultados so os mais espetaculares do Predimed até o : em pessoas com cariovascular, a incidncia de DAP cai 66%.
A DAP afeta 5% da populao mundial com idade de 50 anos. Ela acomete sobretudo os fumantes, mesmo que já tenham , os diabéticos e aqueles que sofrem com problemas de presso e colesterol .
As artérias acumulam placas de aterosclerose, se tornam estreitas e se obstruem. Acontece geralmente nas artérias das pernas, escreveu Miguel Ángel Martínez-González, do financiado Instituto de Saúde Carlos III, de Madri, e de Medicina Preventiva da Universidade de Navarra, em Pamplona. A da circulao continua, produz dores ao , pode úlceras e feridas que no cicatrizam, infeco nos pés e até mesmo gangrena. Em graves, pode levar amputao do pé.
Os pesquisadores analisaram dados de 7.435 participantes por quatro anos. Segundo do Jama, o de problemas de circulao praticamente desapareceram.
Os voluntários foram divididos em trs grupos. Os alimentados com a mediterrnea foram divididos em dois: para 2.539 pessoas foi mais de e para 2.452 a era de frutos secos extras. O terceiro foi por 2.444 pessoas que receberam uma com pouca , limitando o de .
Observamos que entre as pessoas que seguiram a mediterrnea, os que receberam mais reduziram em 66% os casos de DAP e entre aqueles que ganharam mais frutos secos o caiu em 50%, afirmou Martínez-González.
Apesar da populao estudada cariovascular, ao da alguns sofreram com DAP. Segundo o , é o maior efeito protetor comprovado no , e proporciona um respaldo sólido do efeito global do benefício das dietas mediterrneas contra a aterosclerose.
Resultados em destaque
Um dos primeiros resultados do Predimed foi no início de 2013 pela The New England Journal of Medicine, mostrando que a era de em 30% a de uma sofrer infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral ou problemas cariovasculares que poderiam levar . Trs meses , o Journal of Neurology, Neurosurgery and Psychiatry trazia dados que apontavam que ela também aumentava a cognitiva de idosos.
de Investigao Biomédica em Fisiopatologia da e da Nutrio (CIBERobn), o comeou o ano divulgando o de análises da relao da alimentao com o diabetes. Em no periódico Annals of Internal Medicine, os pesquisadores afirmaram que, além dos benefícios já comprovados no ao sobrepeso, e depresso, a mediterrnea também reduzia a incidncia do diabetes.
Vimos que a mediterrnea reduzia pela metade a incidncia de novos casos de diabetes em sujeitos com cardiovascular, disse Martínez-González.
saudável
A mediterrnea tem os hábitos alimentares dos povos das regies banhadas mar mediterrneo - países do da Europa, da África e sudoeste da Ásia. O Predimed optou por esse de alimentao pois as pessoas da regio apresentam incidncia baixa de doenas cariovasculares, hipertenso e .
O cardá mediterrneo possui um consumo de gorduras, todas de , as encontradas nos peixes, nas proteínas (lentilha e gro de , por exemplo) e no . A alimentao também preconiza naturais, frescos e in , cortando os males dos produtos industrializados.
Outra característica apontada benéfica da é o consumo de vinho. O Predimed já havia demonstrado, em com 5.505 pessoas, que uma taa de vinho por dia poderia a depresso. Além disso, a bebida é rica em resveratrol e polifenol, que so poderosos antioxidantes, protegendo as células contra o envelhecimento, aumentando a e equilibrando o metabolismo.