RIO - Seja o a o sedentarismo, seja o buscando otimizar resultados, um programa de treinamento físico equilibrado é , e isso inclui balancear exercícios físicos e alimentao. Essas orientaes fizeram dos Encontros O Saúde e -Estar, com curadoria do cardiologista Cláudio Domnico, na do O .
Veja Também
Cada indivíduo deveria , menos, 150 minutos de atividade moderada por semana. A recomendao é da Organizao Mundial de Saúde e conhecida por profissionais e praticantes. poucos sabem o que é uma atividade moderada, segundo esta semana na PLOS One, mostrando que a maioria subestima o quanto é se para alcanar o máximo de benefícios para a saúde e superestima o quo vigorosa é a prática. em Medicina do Exercício e um dos palestrantes, Cláudio Gil resume monitorar essa :
- Está baixa quando se consegue o exercício e normalmente; na moderada, é possível , com ; na , a fica bastante entrecortada; e, na , quase no é possível coisa.
Para o iniciante ou o , a hierarquizao do de treino varia pouco; a diferena a ser observada é na . para melhorar o condicionamento quanto para doenas, as cariovasculares, o exercício aeró é a da preparao física e pode ser , corrida, ciclismo etc. , se for uma atividade, priorize a aeróbica, recomenda o de educao física, Marcelo Cabral, que no participou do evento; em segundo, o treinamento de fora, musculao; pelos treinos de , coordenao e equilí, entre eles os exercícios funcionais.
- possível a atividade aeróbica sem muita recomendao, progredindo gradativamente em durao e . Nas outras, é melhor que haja orientao, porque há mais de se machucar comenta Cabral.
motivao é
decide do sofá, o sedentário pode comear , com a 15 minutos por sesso, até os 150 minutos semanais. Pessoas de 45 anos ou com problema de saúde devem um médico antes de atividade. a motivao é o maior , ento a saída é uma atividade prazerosa. Pode ser dana, por exemplo.
Já os que tm metas mais ousadas, por exemplo maratonas, so naturalmente motivados. Do que eles precisam, dizem os especialistas, é leses, e geralmente com orientao específica. Além disso, avanar a , sem etapas, optando por provas menores até maratona.
A alimentao para a prática física pouco se diferencia, em proporo, da , diz Letícia Azen, palestrante e em nutrio esportiva. Isso significa carboidratos (de 55% a 75%), proteínas (10% a 15%), e gorduras (15% a 30%). Em alguns casos, a quantidade de calorias é que será maior. E mais: aos que comeam a e já compram suplementos ela alerta:
- O suplemento serve só complemento. No é uma obrigatoriedade.