RIO - Se toda fosse depresso, no sobraria ninguém so. A provocao é do Antonio Alves Brasil, durante a última edio dos Encontros O Saúde e -Estar, realizada na quarta-feira na do O , no Rio. Segundo o , essa é frequentemente confundida com a doena, ele alerta: o diagnóstico só é por um de sintomas, e no um deles.
- As pessoas no dizem mais que esto tristes, dizem que esto deprimidas. E, se está , tem uma doena - critica o , que raciocina: - Quando , e deixam de ser condies normais do dia a dia para se uma doena? quando as pessoas ficam limitadas no e na atividade , quando esses fatores comprometem sua de .
Melancolia, da e do , , pensamentos suicidas, cansao , de cabea, náusea, vmitos e de memória so alguns dos da depresso. Além disso, há o desequilí do sono.
- Recebo no meu consultório pessoas cansadas, que dormem , e muitas vezes esta alterao do sono, em que a dorme ou pouco, pode ser uma manifestao da depresso - lembrou o cardiologista Cláudio Domnico, do evento. - Esta é a principal doena incapacitante do e atinge 340 milhes de pessoas.
A depresso tem causas ainda no claras. Especialistas acreditam na influncia da genética, no é um fator . Felizmente há formas de controlá-la.
- No acredito que, uma vez , . possível se dos sintomas, e no necessariamente eles voltaro - defendeu a psicanalista Sara Kisnalov durante o .
A próxima edio do evento será no dia 11 de junho, s 17h, também na do O . O : cuidados para a prática esportiva.