CANADÁ - Um recém pela científica PLoS ONE sugere que o declínio cognitivo das pessoas comea mais cedo do que pensamos. A , feita com mais de 3,3 voluntários, avaliou a relao entre a idade e a com que tomamos decises e mudamos nossas tarefas, e levantou a dú: seriam os 24 anos de idade os novos 50?
Os cientistas da Universidade Simon Fraser, no Canadá, estudaram pessoas com idades entre 16 anos e 44 anos. Eles participaram de um jogo em que se aproximava de situaes reais do cotidiano, testando habilidades cognitivas, de concentrao para tarefas de múltipla e mudanas imediatas de foco em questes de prazo.
O desempenho dos jogadores foi e analisado por pesquisadores. esperado, a com que as decises forem tomadas diminuiu com a idade. A no desempenho comeou a ser detectada próximo aos 24 anos.
A cada 15 anos, após os 24, a cognitiva reduziu de 15%. E os resultados no poderiam ser explicadas de os jogadores terem se na execuo das atividades: o declínio permaneceu entre aqueles com mais de jogar.
Isso no significa que tudo está após os 20. O também observou que, com a da cognitiva, o cérebro compensa o déficit de várias formas. Baseando-se na experincia, antecipa de precisa futuras tarefas e cria atalhos mentais que permitem informaes irrelevantes.