RIO - No do da Semana Mundial de Alergia - iniciada nesta segunda-feira e que prossegue até o próximo dia 13 - está um dos danos mais graves reconhecidas World Allergy Organization (WAO): a Anafilaxia, que muitas vezes pode ser .
Trata-se da mais da reao alérgica, que pode ser desencadeada pela ingesto ou contato com o , picadas de , vespa, medicamentos e látex. A reao ocorre devido a uma resposta exagerada a um alérgeno, causada pela liberao de mediadores a histamina (armazenada em células, os mastócitos). Os mediadores é que produzem os e sintomas.
A Associao Brasileira de Alergia e Imunopatologia (ASBAI) que no Brasil a incidncia da doena varie entre 10 a 20 pessoas para cada 100 habitantes. A no de uma crise e o retardo no , que na maioria das vezes é pela administrao de adrenalina auto-injetável, aumentam as chances de complicaes graves.
Para identificar uma crise anafilática, alguns sintomas podem ser observados vermelhido na , urticária, edema na língua e , em ou a , alterao na frequncia cardíaca, abdominal, náusea, vmito, sensao súbita de e de conscincia. que os pacientes no apresentam necessariamente todos os sintomas num episódio de anafilaxia. Quando o paciente é de , ele é a por perto uma caneta de adrenalina (epinefrina), que deve ser aplicada imediatamente ao dos sintomas.
Apesar de desencadear um de anafilaxia, os principais riscos esto no leite e ovo - para as crianas -; e peixe, castanhas e crustáceos - para os os adultos. Esses podem estar presentes em receitas sem uma identificao explícita ou mesmo contaminando outro durante sua preparao, quando utensílios facas e colheres so usados para o preparo de duas receitas diferentes.
Dentre os medicamentos, os anti-inflamatórios e os antibióticos so os principais causadores de anafilaxia. Os primeiros so medicamentos usados para e inflamao e que, na sua maioria, podem ser comprados sem prescrio médica, o que facilita o e o de reaes adversas ocorrerem. Os principais representantes desse so: dipirona, ácido acetil salicílico (AAS) e o diclofenaco. Apesar de antibiótico reao alérgica, os mais comuns so os da das penicilinas, amoxacilina e penicilina benzatina (Benzetacil).
A incidncia de alergia ao látex na populao é menor que 1%, em grupos de , profissionais da área de saúde, pessoas que passaram por muitas cirurgias e que utilizam frequentemente produtos com látex (luvas, por exemplo) esse número pode a 70%.
Para aprofundam mais o , a ASBAI lana nesta segunda-feria um site ao , com dicas de especialistas e informaes Anafilaxia. O endereo do site é www.anafilaxiabrasil.com.br.