Descobertos dois novos genes ligados ao transtorno bipolar

Descobertos dois novos genes ligados ao transtorno bipolar

Mensagempor LReinaldo » Qua Mar 12, 2014 11:15

MANNHEIM - Segundo a Organizao Mundial de Saúde (OMS), o Transtorno Bipolar de Humor (TBH) é a sexta de no e a terceira entre as doenas mentais, após a depresso e a esquizofrenia. No entanto, os fatores que o desencadeiam ainda no so totalmente compreendidos. Cientistas já haviam que, além de gatilhos psicossociais, a genética também desempenhava um papel, e uma acaba de : cinco genes esto ligados ao transtorno.

Mudanas extremas de humor, que variam de fases maníacas com delírios de , do e uma diminuio da de sono, episódios depresivos com pensamentos suicidas. Essas so as características principais da bipolaridade, também conhecida transtorno maníaco-depresivo, que atinge 1% da populao mundial.

Para os fatores genéticos que exercem influncia na doena, cientistas do Hospital da Universidade de Bonn, do Instituto de Saúde Mental de Mannheim, ambos na Alemanha, e do Hospital da Universidade de Basel, na Suía, em com uma colaborao internacional, realizaram uma em única no , com 24 pessoas.

Eles descobriram duas novas regies genéticas que esto relacionadas ao transtorno. Além disso, confirmaram trs genes que já eram apontados no da doena. Os resultados foram publicados na científica Nature Communications.

- No existe um gene que tem um efeito o do transtorno bipolar - afirmou Markus M. Nthen, diretor do Instituto de Genética Humana do Hospital da Universidade de Bonn. - Muitos genes diferentes so evidentemente envolvidos e estes genes trabalham em com fatores ambientais de uma complexa.

Maior do

Nos últimos anos, os cientistas do Instituto de Genética Humana já estavam buscavam decodificar vários genes associados ao TBH. Marcella Rietschel, do Instituto de Saúde Mental de Mannheim, Sven Cichon, do Hospital da Universidade de Basel, além de Nthen, foram os líderes da , que avaliou dados genéticos de 2.266 pacientes com doena maníaco-depressiva e 5.028 pessoas de controle - aquelas saudáveis utilizadas para comparao. Eles juntaram os novos dados com os de 9.747 pacientes e 14.278 pessoas saudáveis avaliadas em pesquisas anteriores.

- A investigao das bases genéticas do transtorno bipolar nessa é única em todo o até hoje - comemorou Marcella.

Segundo Cichon, a pelos genes envolvidos no TBH é uma agulha num palheiro:

- As contribuies de genes individuais so to pequenas que normalmente no podem ser identificadas em um de fundo das diferenas genéticas.

O ressaltou que quando o DNA de um número de pacientes com transtorno bipolar so comparados com o genético de um número de pessoas saudáveis é que as estatísticas podem ser confirmadas.

As regies suspeitas que indicam a doena so conhecidas pelos cientistas genes candidatos. No , os pesquisadores utilizaram um método de análise automatizado, registrando 2,3 milhes de diferentes regies no genético dos pacientes e dos comparadores. A avaliao bioestatística dos dados mostrou um total de cinco regies do DNA associadas ao transtorno bipolar.

Os genes candidatos ANK3, ODZ4 e TRANK1 já haviam sido descritos em estudos anteriores, no entanto, Nthen afirma que essas regies de genes foram estatisticamente melhor confirmadas na investigao atual - a conexo com o transtorno bipolar tornou-se ainda mais clara. As duas novas regies identificadas foram o gene ADCY2, no cromossoma cinco, e o MIR2113-POU3F2, no cromossomo seis.

Gene com a transferncia de entre regies pode ser a chave

Dentre os dois genes descobertos, os cientistas se concentram nas análises do ADCY2, que codifica uma enzima envolvida na conduo de das células nervosas.

- Isso se encaixa com as observaes de que a transferncia de em determinadas regies do cérebro é prejudicada em pacientes com transtorno bipolar - explicou Nthen, acrescentando que as descobertas ajudam a as causas do transtorno. - quando soubermos as bases biológicas da doena poderemos identificar pontos de para novas terapias.

O está sendo financiado Ministério de Educao e da Alemanha (BMBF), no mbito do National Genome Research Network plus (NGFNplus).

LReinaldo
 
Status: Offline
Mensagens: 78
Registrado em: Seg Abr 11, 2011 07:50

Voltar para Saude

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 17 visitantes

cron
Política de Privacidade