SO PAULO - A das mais completas tradues de So Paulo, inaugurada por Rita Lee em 1978 na antológica Sampa, de Caetano Veloso, e vezes ampliada ento, está ganhando mais um personagem. Trata-se de um de Matemática. Um que já deu a ao menos trs vezes de um bastante incomum para a maioria dos mortais: correndo.
Roberto Losada Pratti, 58 anos, o Losada, diz que no sabe (e no consegue) mais . Dos 120 quilmetros que calcula já corrido na o dos anos 70, menos 60 , garante, foram pelas ruas congestionadas de So Paulo. E haveria traduo mais completa da So Paulo de hoje em dia que um , de e gravata, indo correndo entre carros parados num engarrafamento?
Personagem já familiar na da maioria dos carregados corredores de tráfego da paulista, Losada é o contraponto do maior administra e () mora nas grandes cidades do país: a tal da mobilidade urbana, nome do de ir e vir nas metrópoles. Ele dispensa , nibus, trem, metr, VLT, canais exclusivos de tráfego, bicicleta e até mesmo o de tnis.
- , corro com eles. costumo de sapatos também, sem problemas.
No se encabula nem quando o chamam de de .
- Sou, , mais do que eu, loucos so os paulistanos que perdem horas e horas no trnsito, tentando de pela cidade. Estamos perto do dia em que no será possível nem da garagem - diz ele, que tem usado raramente para ao com a famí, quase para participar de alguma corrida.
Para o , ás, ele costuma ir correndo. Já foi a Aparecida (170 quilmetros) algumas vezes e a várias cidades no de 100 quilmetros da , muitas vezes.
- No Pan de 2007, me convidaram para participar da corrida da entre So Paulo e Campinas (100 quilmetros). Topei, que todo o trajeto fosse realmente de corrida e no trecho.
Losada vive no Ipiranga, perto do museu. Lá, nasceu e cresceu s margens de um córrego afluente do histó, ambos engolidos .
- Isso mais parecia uma cidade de , com quintais, hortas, pomares, passarinhos, um paraíso. Estudei o primário perto, dava para o da chamando para as aulas. pensei em me . Nasci em 1955, meus avós chegaram ao Ipiranga em 1905, uns 80 anos do célebre .
Na , em vez de os amigos nos bailes da , gastava e curiosidade com números. Foi Matemática na USP, em 1975. E lá, em s muitas modalidades esportivas disponíveis, descobriu que era um . fez a certa, só imagina.
- Acho que corro há uns 30, 35 anos. Imagino que neste deva 120 quilmetros, mais que o Forrest Gump, que só atravessou o dos Estados Unidos. Eu já dei menos trs voltas na Terra, pela do Equador. Metade dessa quilometragem eu fiz mesmo, pelas ruas dessa cidade que . Difícil um bairro que eu no conheo.
Casado, de um - a no corre, os filhos, -, Losada leciona Matemática em duas faculdades paulistanas, uma no e outra no Tucuruvi, ambas alcanáveis a hora e meia de corrida. Quando no de horário de aulas surge a chamada hora , no perde : sobe e desce, correndo, as escadarias.
- fiquei - com . - ás, fiquei duas vezes. Numa, peguei uma gripe que me rendeu uma febre durante a noite. E noutra, arranjei uma tosse que no parava. Sabe curei as duas? Correndo.
Os olhos marejam quando ele lembra a do e da me.
- do , a gente olha em e dá um sem limites. Sabe consegui de ? Voltei correndo pra . tem o lado : festejei o dos meus filhos correndo.
O da runyoga
difícil, em com Roberto Losada Pratti, conjugar outro verbo que no seja . Assim no é fácil o parentesco que ele v entre a Matemática e a corrida. No ano , J Soares, numa entrevista (em seu programa) que comeou numa esteira de corrida, esperava, todo , do Losada uma daquelas fórmulas de números, e símbolos. Losada deu uma de filósofo. Segundo ele, Matemática e corrida so movimentos. Com a primeira voc movimenta a mente, estimula o raciocínio. A segunda é um que proporciona saúde. A matemática deve se alicerar na mental do indivíduo e a segunda, na física. Quando voc pratica as duas a das suas condies normais, ou seja, sem forar, ambas so prazerosas. Matemática no tem a com fórmulas e números. E no é sofrer nem . dessas premissas, Losada inventou a runyoga, explicada em seu site, mesmo nome, ás, de um mensal que ele escreve e edita com a filha Ariane 1996.
Runyoga, diz ele, é uma corrida prazerosa é o equilí físico, mental e . No é , é por .
- A runyoga só existe quando há , se voc estiver sozinho, e coletiva, quando voc corre em . corri para . No devemos que dá . Quem diz isso é a OMS (Organizao Mundial da Saúde), e no eu.
: Losada no faz . Come de tudo, de feijoada a saladas. E no bebe.
- O próprio corre rejeita as bebidas alcoólicas.
Losada diz que cada tem um de . Quando voc descobre a sua certa, no vai se , no vai tnis (ele diz no máximo dois pares por ano), no vai sequer... .
- Chego correndo pra , de e nenhum no corpo. Devo de endorfina. Já quiseram científica comigo, no topei. Um dia poderei até se o hábito de no da poluio e dos carros produziu nos meus pulmes. no sinto neles - afirma.
Cada tem também um de aprender Matemática. Por disso, ele inventou o Instituto Popular de Matemática e Esportes e confessa que ainda no sabe o que pretende com a iniciativa. o objetivo do instituto é tirar o da precisa Matemática e gosta de .
- Com a de um (Ruggero Bernardo Guidugli), que é médico e , quero os benefícios do esporte ao . O exercício é de endorfinas, responsáveis , e isso na . Além disso, com a prática de exercícios há um do fluxo sanguíneo para uma área do cérebro, o hipocampo, que está relacionada com concentrao, raciocínio e memória e, , com o .